Segundo a Associação Portuguesa de Psicomotricidade, a Psicomotricidade é a área do conhecimento transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre as funções psíquicas e a motricidade. Baseada numa visão global do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, socio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a intencionalidade do gesto. O foco da intervenção centra-se na promoção da capacidade do indivíduo agir com o outro, com os objetos e consigo mesmo.
Intervenção Psicomotora:
Consiste numa reeducação ou terapia de mediação corporal e expressiva, na qual o Psicomotricista estuda e intervém na expressão motora inadequada ou inadaptada, em diversas situações, geralmente ligadas a problemas de desenvolvimento e de maturação psicomotora, de comportamento, de aprendizagem e de âmbito psico-afetivo.
Objetivos:
- a perceção e a consciencialização corporal;
- a expressão dos afetos e emoções;
- a autorregulação do comportamento;
- as competências sociais;
- o reforço da identidade e
- a adaptação aos contextos relacionais de forma segura e confiante.
A Psicomotricidade no CRIF é desenvolvida nas suas três vertentes: terapêutica, reeducativa e reabilitativa, sendo complementada com atividades do âmbito das terapias expressivas (música, teatro e dança).