28 de Março de 2024
Educação Física

A Educação Física é um conjunto de atividades físicas planeadas e estruturadas, que estudam e exploram as capacidades físicas e a aplicação dos movimentos humanos. O principal objetivo da mesma é melhorar a condição física e a saúde dos praticantes, através da execução de exercícios físicos e atividades corporais.

 

Na nossa instituição esta atividade subdivide-se em vários temas distintos:

  • Educação Física (global): que visa desenvolver jogos/atividades motoras, exercícios cardiorrespiratórios (ginástica localizada, circuitos de motricidade…), desportos colectivos (futebol, basquete, andebol, voleibol…) e individuais (ginástica, atletismo, ténis, badminton…);
  • Boccia: O Boccia tem influências do jogo tradicional, petanca, oriunda das civilizações gregas e romanas. É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas bolas, seis de couro azuis e seis vermelhas, com o objectivo de as colocar o mais perto possível de uma bola branca chamada de “jack” ou bola alvo. É permitido o uso das mãos, dos pés ou de instrumentos de auxílio (por exemplos calhas) para atletas com grande comprometimento nos membros superiores e inferiores. É um desporto Paraolímpico desde o ano de 1984, e tem como principal objectivo o desenvolvimento da orientação espacial, do espirito de equipa, da concentração, da precisão e da autonomia (sabes ser o “capitão”).
  • Ténis de Mesa: o ténis de mesa, ou ping-pong como também é conhecido, é um dos desportos mais populares do mundo. Trata-se de uma adaptação do ténis cujas principais características são a disputa de uma partida com jogadores numa mesa retangular com raquetes de madeira e uma bola de plástico. Este desporto desenvolve várias componentes físicas e cognitivas sendo as mais importantes a concentração, a velocidade de reação, o deslocamento e a descriminação cinestésica.
  • Bate o Pé: esta é uma atividade que abrange várias áreas tais como o zumba, o step, a dança tradicional portuguesa e europeia e a ginástica aeróbica. Os principais objectivos são abordar exercícios de uma forma mais animada e criativa, desenvolver a atenção e a memória dos alunos/clientes quando criadas e abordadas coreografias e também proporcionar ao corpo dos praticantes alguns benefícios, tais como o gasto calórico, o aumento do metabolismo, a eliminação de toxinas, o recrutamento de vários grupos musculares e uma melhoria no sistema cardiovascular.
  • Hidrocriativa: esta atividade é realizada no tanque terapêutico da nossa instituição e visa abordar a hidroginástica e a natação na vertente de adaptação ao meio aquático. A Hidroginástica trabalha várias áreas como a flexibilidade, a força muscular e a resistência utilizando a água como forma de diminuir o impacto dos exercícios e aos mesmo tempo promovendo uma sensação de massagem. A adaptação ao meio aquático desenvolve nos nossos clientes/alunos a confiança de estar dentrode água e tem como objectivos de desenvolvimento os exercícios iniciais da atividade de natação, tais como a respiração, a horizontalidade, a flutuação, a imersão, etc…
Parcerias / Financiadores